Devido no
mês de Março simbolizar o dia Internacional das Mulheres, vamos refletir um
pouco sobre “Elas” e sua atuação no mundo corporativo.
Voltando um pouco na história para
entendermos o marco do dia 08/03.
No Dia 8 de
março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma
grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições
de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários
com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação
foi reprimida com total violência o que acarretou em muitas mortes. Mas somente
no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Após anos de
luta contra o preconceito e desvalorização de suas atividades, enfim a
transformação. As mulheres estão a cada dia mais engajadas e inseridas no mundo
corporativo onde já são a maioria, 53%, segundo IBGE. Essa ascensão das
mulheres no mundo corporativo tem incentivo de muitas organizações, que
investem cada vez mais em práticas de gestão para o universo feminino.
A entrada da
mulher no mercado de trabalho vai além de uma sustentação familiar ou à busca
por uma independência. A satisfação do bem estar pessoal e psicológico torna-se
fundamental e são pontos cruciais para essa conquista. A maior ascensão da mulher
no mercado de trabalho e o maior comprometimento com o desenvolvimento de sua
carreira tem ajudado na diminuição das barreiras da sociedade e
organizacionais. Visto que, a mulher tem sido como uma importante força de
crescimento econômico.
A atuação
multifuncional da mulher é um diferencial, entre diversas responsabilidades:
profissional, vida social, mãe, esposa, cuidados com o lar e etc, acaba por adquirir
uma visão sistêmica de todos os setores da vida agregando, assim, valor neste
dinâmico mercado de trabalho. Para não deixar cair nenhum dos “pratinhos”,
tenta equilibra-los através de muita dedicação, desdobramentos e busca
constante de reciclagem e equilíbrio emocional. Além disto, trabalha com a
organização e planejamento de suas prioridades dentro de uma agenda diária
detalhada. Mesmo frente a esta maratona, as mulheres demonstram o intenso
desejo por desenvolvimento profissional e foco na carreira.
Outro grande
diferencial feminino é poder que a mulher possui quando o assunto é
reciprocidade no ambiente de trabalho, pois ela tem a facilidade em fortalecer o trabalho em equipe, tornando ainda melhor e
competitivo o capital intelectual da empresa.
Estudos
comprovam que os homens, no ambiente de trabalho, são mais racionais e
resistentes à mudanças ao contrário do sexo feminino que age pela emoção e
consegue pensar em alternativas para resolver as situações conflituosas se
adaptando facilmente à mudanças. Com isto, empresas apostam em diversidade,
pois buscam sempre alcançar o equilibrio entre a razão e foco do homem com a
resiliência e criatividade da mulher.
Apesar de
guerreira não perde a feminilidade, a mulher esta a cada dia mais em constante
busca de crescimento e reconhecimento profissional e pesquisas revelam que
demonstram não medirem esforços para estarem sempre em destaque.


Nenhum comentário:
Postar um comentário